A NOVA ECONOMIA POLÍTICA

A Prática Monetária dos EUA – da época das Colônias à Globalização

APRESENTAÇÃO

Download deste livroControlar a moeda de um sistema político-econômico é controlar esse sistema.

Pela prática monetária é que se conhece o âmago dos sistemas político-econômicos através da história, desde o sal em sistemas nacionais sem comércio exterior, passando pelos monopólios das explorações das minas de ouro dos antigos egípcios, até as emissões inflacionárias fiduciárias internacionais realizadas pelos EUA de hoje.

Em  “A Prática Monetária dos EUA – da época das Colônias à Globalização”, seguimos a moeda estadunidense em suas duas fases, como moeda interna da nação norte-americana e como moeda internacional, após a Conferência de Bretton Woods. Este histórico irá expor a face imperialista de um governo militar e suas empresas multinacionais, característica dos EUA após os Anos de Ouro dos anos 20. Dominar ainda o mundo pelo controle da moeda , é a prática que vem sendo escolhida, apesar desta exploração estar chegando a seu fim.

 

Contra esse sistema de dominação mundial pela moeda, apresentamos a moeda neutra de desenvolvimento, que induz o sistema ao desenvolvimento máximo (sim, desenvolvimento máximo, sem desemprego!) e não interfere com sua distribuição interna. Para emitir uma moeda neutra de desenvolvimento: basta apenas uma concepção política verdadeiramente democrática, bastante distante da concepção das lideranças estadunidenses de hoje.

Este ensaio tem por base “A Nova Economia Política”. Lá encontraremos os principais pontos desse grande desafio político-econômico e algumas (talvez infrutíferas) tentativas de evitar, pelo menos em parte, o futuro econômico que nos espera, diminuindo os profundos sofrimentos que estamos prevendo para toda a humanidade. Lá está também como será a passagem à era da moeda neutra de desenvolvimento antes do caos (quando o mesmo poderia, de modo competente, ter seus efeitos reduzidos) ou após o caos, na reconstrução dos efeitos do aniquilamento político, econômico e social de toda a humanidade.



Livro Completo:
Download - 57 KB