A NOVA ECONOMIA POLÍTICA

Novos princípios da "Nova Economia Política" aplicados:
como baixar os juros a menos de 5% a.a. e promover o desenvolvimento
econômico nacional a níveis recordes

APRESENTAÇÃO

Download deste livro Tendo como referência simbólica a data da "Abolição da Escravatura", este trabalho pretende mostrar como, a partir dos princípios da Nova Economia Política, a economia brasileira passaria a trabalhar com juros de, no máximo. 5% ao ano, num processo contínuo de desenvolvimento, sem qualquer tipo de inflação.

Depois de uma sucinta análise do desempenho da dívida pública líquida interna brasileira, é mostrado o processo de endividamento sem fim a que está submetido o Brasil. Processo esse que é o principal responsável, por um lado, da necessidade de aumentar os juros de mercado e, por outro de inviabilizar o pagamento de nossa dívida pública.

Daí em diante, são apresentadas: (1) novas políticas de administração das dívidas públicas interna e externa, com o lançamento da Moeda Neutra de Desenvolvimento Nacional; os preparativos para o lançamento da Moeda Neutra de Desenvolvimento Internacional; e (3) as mudanças radicais no ambiente político-econômico: saem os financistas especuladores, entram os produtores de mercadorias.

Este trabalho pretende ser uma contribuição que apresentamos para análise e reflexão sobre as razões do não crescimento da nossa economia e participar do atual debate sobre o impasse existente quanto a administração das taxas de juros e o seu impacto sobre o processo inflacionário.

Debate este que entendemos poderá chegar a um consenso a partir da adoção da Nova Economia Política, a qual poderá permitir baixar os juros a menos de 5% ao ano, promover o equilíbrio econômico e, como conseqüência, promover o desenvolvimento econômico nacional sustentado e a níveis recordes.


 



Livro Completo:
Download - 13 KB