Ciro de Oliveira Machado Mensagens

Nesta página estão transcritas algumas mensagens (veja a lista) que foram selecionadas dentre as muitas que já enviamos ao longo dos últimos cinco anos para políticos, jornalistas, militares, sindicalistas, economistas, professores, empresários e muitos outros formadores de opinião.

Nossa intenção é tornar conhecida a Nova Economia Política e sua moeda neutra de desenvolvimento a fim de tentar alcançar um consenso sobre a sua utilidade e o seu valor, como uma importante contribuição para a solução dos problemas sócio-político-econômicos com que hoje nos defrontamos.

Ver a Lista de Mensagens >>


Enfim, temos procurado deixar claro aquilo que expressamos em nossa primeira palestra realizada no Clube Naval, a seguir transcrita para conhecimento de todos:



Prezadas Senhoras e Prezados Senhores

Em primeiro lugar, queremos agradecer a oportunidade que nos oferece o Presidente do Clube Naval, Almirante Domingos Castello Branco para apresentarmos um novo conhecimento, uma nova percepção da Ciência Econômica que denominamos a Nova Economia Política.

Este conhecimento é fruto de cerca de 20 anos de estudos e pesquisas sobre o tema, desenvolvido pelo Professor Ciro de Oliveira Machado, aqui presente entre nós.

Como todos sabem, vivemos momentos difíceis de nossa História.

Há um processo nefasto que está conduzindo a nação brasileira à derrota na declarada guerra econômica mundial ora em pleno desenvolvimento.

Sabemos que há necessidade urgente de mudar este paradigma.

Estamos convencidos que nosso trabalho - A Nova Economia Política - é o conhecimento, é a arma que falta àqueles que querem vencer esta guerra, àqueles que procuram encontrar os meios capazes de mudar o equivocado rumo que hoje estamos seguindo.

É nossa intenção mostrar a todos, nesta breve exposição, os princípios em que se baseia a Nova Economia Política; sua mais importante dedução: a moeda neutra de desenvolvimento; e a importância do equilíbrio econômico para reencontrarmos o caminho da prosperidade.

Embora muitos duvidem da possibilidade do Brasil superar o estado de crise em que se encontra e se tornar uma grande potência, nós estamos certos de que o novo conhecimento que vamos expor, poderá contribuir decisivamente para a realização desta "utopia".

Victor Hugo, nos diz que "nada é tão poderoso do que uma idéia que tenha chegado o seu tempo".

Estamos de acordo. Entretanto, uma idéia para ser poderosa, tem de ser conhecida, tem de encontrar um consenso crescente que, como uma reação em cadeia, a torne irreversível.

É nosso desejo que a Nova Economia Política comece a encontrar aqui, entre nós, este consenso. Se assim for, teremos cumprido a primeira e uma das mais importantes partes de nossa missão.

Estamos certos também de que este evento, realizado neste Clube Naval que guarda as mais valiosas tradições de nossa Marinha, poderá vir a ser um importante marco na mudança do nosso rumo em direção ao encontro de um Brasil bem melhor para todos nós.


Emmanuel Gama de Almeida e Ciro de Oliveira Machado
Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1999.

Ver a Lista de Mensagens >>
retornar ao início do texto